SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Datafolha: 73% dos brasileiros consideram urnas eletrônicas confiáveis




Um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha indica que 73% dos entrevistados acreditam nas urnas eletrônicas. Em março, índice de confiança era maior, de 82%, enquanto 17% diziam não confiar no sistema. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Quando a avaliação é feita em relação ao mês de dezembro de 2020, a confiança nas urnas subiu: naquele mês, era de 69%, contra 29% que não acreditavam.

Ainda segundo a pesquisa, outros 24% dos entrevistados não confiam na urna eletrônica e 2% não sabem. Entre os que confiam, 42% dizem confiar muito e 31%, pouco.

O número de pessoas que dizem não confiar nas urnas teve um aumento de sete pontos percentuais em relação a março. Já os que não sabem eram 1%.

Foram entrevistadas 2.556 pessoas com 16 anos ou mais presencialmente nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

As urnas eletrônicas estão sob constante ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de especialistas e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atestarem a segurança do voto eletrônico no Brasil. Apesar dos ataques, o presidente Bolsonaro nunca apresentou nenhum indício de fraude nas eleições.
Postagem Anterior Próxima Postagem