SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Sai lista de aprovados para concurso do IBGE com 206 mil vagas


Foto: Reprodução / GCN

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na sexta-feira (20) a lista de aprovados nos concursos para o Censo Demográfico 2022. Os candidatos às mais de 206 mil vagas de recenseador e agente censitário podem consultar o resultado no site da FGV (Fundação Getulio Vargas), que organiza a seleção.

Confira os aprovados para as vagas de recenseador no Censo 2022 (https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/10)

Confira os aprovados para as vagas de agente censitário no Censo 2022 (https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/09)

Agora, os aprovados serão convocados pelo instituto para fase de treinamento, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de julho para os recenseadores, que atuam diretamente na coleta de informações, e de 6 a 15 de junho para os agentes censitários, que gerenciam os postos e orientam os recenseadores. Os demais candidatos serão mantidos em lista de espera e podem ser convocados posteriormente.
Neste ano, mais de 621 mil pessoas concorreram às 206.891 vagas temporárias no Censo, sendo 23.870 para agentes censitários e 183.021 para recenseadores. As vagas são distribuídas em 5.297 municípios do país.
O Censo será realizado a partir de 1° de agosto com estimativa de visitar 215 milhões de habitantes em mais de 70 milhões de domicílios do país, em todos os 5.570 municípios.

CARACTERÍSTICAS DAS VAGAS

Para os recenseadores, a estimativa de duração de contratos é de até três meses, com possibilidade de prorrogação. Para os agentes censitários, o prazo previsto é de cinco meses, e também há chance de prorrogação.
Os recenseadores precisam de ensino fundamental completo e vão atuar diretamente na coleta de informações do Censo em mais de 70 milhões de domicílios espalhados pelo Brasil, afirma o IBGE.
Os salários dos recenseadores serão variáveis, de acordo com a produção (quanto mais entrevistas fizer, mais recebe). É possível simular a remuneração no site do Censo 2022. A carga horária semanal é indicada em 25 horas de trabalho.
Já as vagas de agente censitário exigem ensino médio e são divididas entre ACM (agente censitário municipal) e ACS (agente censitário supervisor). Os salários são de R$ 2.100 e R$ 1.700, respectivamente.
Com remuneração maior, o ACM gerencia o trabalho dos postos de coleta de informações do Censo. Enquanto isso, o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução das atividades de campo.
Postagem Anterior Próxima Postagem