SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Câmara de Vereadores concede título de cidadão ilheense ao Advogado Luiz Coutinho







A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou, na última sexta-feira (19), a entrega do título de cidadão honorário do município de Ilhéus ao advogado criminalista Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho pelos relevantes serviços prestados ao município. O título foi proposto pelo vereador Aldemir Almeida (PP) e foi entregue pela mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD). Também estiveram presentes na cerimônia os vereadores Abraão, Ivo Evangelista, Baiano do Amendoim, Nery Santana, Jonilson Souza, Gurita e Cláudio Magalhães.


Dr. Luiz Coutinho iniciou a vida acadêmica em llhéus e região, quando, na década de 90, foi aprovado no vestibular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Nesta época, estagiou na Defensoria Pública, com o defensor Dilermando Mesquita, e foi atuando nessa terra que entendeu que seria advogado criminal. Após formado e mais experiente, voltou a Ilhéus como dirigente da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA). Nesta oportunidade, efetivou avanços significativos para a advocacia de Ilhéus e região. Entre eles, a instalação do Polo Telepresencial por meio de cursos da Escola.


Durante a cerimônia, o advogado agradeceu pela honraria e declarou que agora a sua responsabilidade com o município é ainda maior. "Quando a gente recebe um título desta natureza, somos chamados a participar de uma forma diferente da comunidade. Não escolhi onde nasci, mas vocês me escolheram para ser conterrâneo de vocês e sou muito grato", destacou Coutinho. O advogado ainda afirmou que a sua certeza de querer atuar como criminalista aconteceu no município de Ilhéus, quando em sua passagem assistiu a um Júri na localidade e ali teve a convicção de sua atuação, e hoje já coleciona mais de 500 Juris.


Luiz Augusto é advogado criminalista com mais de duas décadas de experiência, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAAB/OAB-BA), membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros e presidente da ANAAD - Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes. Coutinho é ex-diretor Geral da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/OAB-BA); é mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em direito pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), PhD em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales (UCES). E professor de direito criminal da Universidade Católica do Salvador (UCSal); membro do Conselho Penitenciário Estadual da Bahia, ex-vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. É autor de obras jurídicas: Responsabilidade Penal do Médico, editora Juruá/2006; Com a Palavra o Criminalista/2014; O Criminalista em Duas Rodas, editora Casa Cultural Coronel Pitá - Salvador/2015; Atrás das Grades - O desafio da educação de presos no século XXI, editora Casa Cultural Coronel Pitá/2016; dentre outras obras relevantes de cunho jurídico.
Postagem Anterior Próxima Postagem