SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Guanambi: Rui entrega nova maternidade, centro de parto natural e anuncia outras obras

 


O Governado do Estado da Bahia entregou nesta segunda-feira (15), no município de Guanambi, uma maternidade de referência no atendimento à gestação e um centro de parto natural. Com investimento de R$ 14,5 milhões, o ato de entrega contou com a participação do governador Rui Costa, que também anunciou outras obras para a região.


A nova maternidade tem 57 leitos, sendo dez na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, dez na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, cinco na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru, 22 de obstetrícia clínica e cirúrgica e outros dez em alojamento conjunto para mãe e bebê. Além destes, estão disponíveis quatro Leitos Pré Parto, Parto e Pós (PPP). A unidade conta também com um Banco de Leite Humano.


São leitos clínicos e cirúrgicos destinados ao atendimento do parto de risco habitual e de alto risco, tratamento das intercorrências clínicas da gestação, do puerpério e às situações de abortamento, com garantia do acesso e cuidado organizado por critérios de classificação de risco e atendendo às diretrizes da Rede Cegonha, estratégia nacional de saúde. Já o centro de parto natural promoverá um serviço voltado para as necessidades e segurança da gestante e do bebê, incentivando a integração familiar em volta do nascimento, a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê.






A Sesab também implantará os serviços de endoscopia e colonoscopia, mais dez leitos de UTI Pediátrica, além de mais 60 leitos de enfermaria destinados a pediatria e ortopedia. Para fortalecer o atendimento na região, a Secretaria providenciará ainda a cessão de uma ambulância tipo van para o município de Malhada de Pedras.



Para a área de saneamento básico, foi autorizado o início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Renascer I e Ipanema, onde serão aplicados R$ 4,6 milhões. Os trabalhos ficarão sob responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Também foi autorizado uma obra de requalificação na BA-573, nos 36,6 quilômetros entre os municípios de Matina e Riacho de Santana. O trecho entre Matina e Guanambi, na mesma rodovia, será licitado pelo órgão ainda neste mês de agosto para a realização de serviço de tapa buraco.



Postagem Anterior Próxima Postagem