SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Lula aumenta vantagem sobre Bolsonaro em nova pesquisa BTG/FSB




Da Redação

A nova rodada da pesquisa de intenção de voto do Instituto FSB para presidente da República, divulgada nesta segunda-feira (15), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem para Jair Bolsonaro (PL) para 11 pontos percentuais (pp). No levantamento, encomendado pelo Banco BTG Pactual, o petista apareceu com 45% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo marcou 34%.

Na semana passada, a diferença entre os dois foi a menor na série histórica inciada em março deste ano. Na última pesquisa, divulgada no dia 8 de agosto, a diferença era de apenas sete pontos percentuais.

Ainda no cenário estimulado, quando o nome dos candidatos são previamente apresentados aos entrevistados, Ciro Gomes (PDT) obteve 8% e Simone Tebet (MDB) registrou 2%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 1%, outros 2% não souberam ou não responderam e 5% declaram não votar em nenhum dos candidatos.


Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 53% a 38%, ante 51% a 39% na pesquisa de 8 de agosto. Nessa simulação, Lula cresceu 2 pp e Bolsonaro diminuiu 1 pp.

Lula venceria Ciro por 50% a 29% e Simone por 54% a 26%. Ciro bateria Bolsonaro por 47% a 39% em eventual segundo turno entre Bolsonaro e Simone haveria empate técnico: 42% a 40% para o atual presidente.


A pesquisa foi feita entre os últimos dias 12 e 14 de agosto, com 2 mil eleitores. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pp. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-00603/2022.
Postagem Anterior Próxima Postagem