SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Prefeito Augusto Castro prestigia assinatura da Ordem de Serviço do novo Hospital São Lucas




Prefeito Augusto Castro prestigia assinatura da ordem de serviço do novo Hospital São Lucas. Fotos: Roberto Santos.

“É preciso elevar a bandeira da saúde de Itabuna. Aqui temos um complexo de saúde muito forte, seja no serviço público ou privado, que temos que trabalhar de forma conjunta. Há mais de seis meses esse projeto do novo Hospital São Lucas foi trabalhado”. A afirmação foi feita pelo prefeito Augusto Castro (PSD) ao discursar na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço pela Provedoria da Santa Casa de Misericórdia para as obras de requalificação da unidade hospitalar.

“Precisamos desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS) em algumas especialidades médicas, principalmente na área de Nefrologia. Passei por isso. Os médicos me acompanharam e sabemos o quão difícil é fazer um procedimento como esse”, enfatizou o prefeito no evento, que aconteceu no pátio do Hospital São Lucas na tarde de quarta-feira, dia 17, sob a presidência do provedor Francisco Valdece.

A reabertura do Hospital São Lucas é compromisso do prefeito Augusto Castro com a população desde a campanha política. Agora está sendo viabilizada, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), e emendas do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA).

“ Na primeira fase, a Prefeitura vai conveniar com a Santa Casa para que o atendimento aqui seja 100% SUS. O serviço vai começar com a Nefrologia, embora a obra tenha previsão de conclusão eme dois anos”, disse o prefeito Augusto Castro.

Segundo o gestor, a construção do equipamento hospitalar vai fomentar ainda mais a área da saúde do município, gerando empregos em diversas áreas, graças a parceria da Prefeitura de Itabuna com a Santa Casa de Misericórdia.

“Quero agradecer ao deputado federal Paulo Magalhães que já disponibilizou o recurso, por meio de emenda. O desafio está aqui e vamos trabalhar, pois, o nosso governo tem um olhar para todas as áreas da cidade”, discursou.

Ele também anunciou que na próxima semana será iniciada a pavimentação de cerca 40 km de vias, cuja urbanização é a maior já vista em Itabuna nos últimos 40 anos. “Essa é uma parceria com o governador Rui Costa. Itabuna segue avançando para uma cidade cada vez melhor”, destacou Augusto Castro.

“Estou com o coração cheio de alegria. Nessa cidade onde criei raízes e atuo na saúde há 32 anos como advogado da Santa Casa, sentia as dificuldades e dizia para todos que aqui era o nosso porto seguro”, discursou o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Francisco Valdece, que celebrou o momento..

“Mas, estávamos sem recursos, sem alguém que nos apoiasse. Chegaram Augusto Castro e Paulo Magalhães, esses dois guerreiros, que nos ajudaram a reconstruir os nossos sonhos. E, o maior deles é fazer o Hospital São Lucas ser uma unidade operativa e que possa atender às necessidades do nosso povo”, completou, fazendo um agradecimento especial ao prefeito de Itabuna, ao deputado Paulo Magalhães e ao governador Rui Costa.

Participaram da cerimônia a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, a secretária de Saúde, Lívia Mendes, e a subsecretária Lânia Peixoto, os secretários de Transporte e Trânsito, Thales Silva, da Educação, Josué Júnior Brandão, o superintendente de Serviços Sousa Lino, a presidente da Fundação Marimbeta, Cilene Nascimento. Ainda, o vice-provedor Peter Deviris, ex-provedores Eric Ettinger, Eric Ettinger Júnior, Almir Alexandrino.

Também prestigiaram a solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila, os vereadores Luizinho da Saúde (DC), Israel Cardoso (Agir) e Solon Pinheiro (Solidariedade), e o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

18.08.2022
Postagem Anterior Próxima Postagem