SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

WhatsApp do TRE-BA estará disponível para denúncias de desinformação sobre o processo eleitoral




O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio do seu Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), vai orientar o cidadão a fazer denúncias de notícias falsas, distorcidas e/ou descontextualizadas contra o Sistema Eleitoral Brasileiro. Por meio do Chatbot Maia, disponível no whatsapp pelo número (71) 3373-7000, o cidadão é informado acerca dos canais para fazer a denúncia de desinformação.

Basta dar um ‘Oi’ e digitar o número 6, para receber o link do Sistema de Alerta de Desinformações contra as Eleições, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 21 de junho deste ano. O sistema, entretanto, não receberá denúncias de desinformação envolvendo candidatos e partidos políticos. O objetivo é assegurar a integridade do processo eleitoral brasileiro e do sistema de votação eletrônico.

De acordo com o TSE, o eleitor, no ato da denúncia, deverá apresentar elementos como: em qual plataforma a desinformação ocorreu (se foi no Instagram, Facebook, ou outras redes sociais ou página da internet); se tem links que comprovam a acusação; se tem vídeo; e se a informação já foi verificada por alguma agência de checagem. Os eleitores também podem enviar arquivos para comprovar o ato de desinformação.
Postagem Anterior Próxima Postagem