SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Estudantes das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís fazem visita técnica ao IFBaiano, em Uruçuca








Estudantes do primeiro e segundo semestres dos cursos de Nutrição, da Faculdade de Ilhéus, e de Gastronomia, da Faculdade Madre Thaís, realizaram uma visita técnica no IFBaiano (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia), localizado em Uruçuca, na quinta-feira, dia 22, com o objetivo de conhecer o processamento de linguiça de frango com queijo e a defumação de frango.

A visita, que ocorreu na parte da tarde, serviu também para que os estudantes conhecessem os laboratórios de análises físico-química, microbiologia, bioprocessos, análise sensorial e de tecnologia de chocolate e leite. O grupo de estudantes de Nutrição e Gastronomia foi acompanhado pela professora e engenheira de Alimentos, Ana Magnavita.

A Faculdade de Ilhéus e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFBaiano) assinaram, este ano, acordo de cooperação técnica e parceria para atividades na área de extensão. Durante a visita, em Uruçuca, a equipe das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís foi recepcionada pelo coordenador de Assuntos Estudantis do IFBaiano, João Marcos Nascimento dos Santos, e pela professora mestra Solane Alves Santos da Rocha, do curso de Engenharia de Alimentos.

O processo de defumação do frango com queijo chamou a atenção dos alunos por ser realizado com madeiras frutíferas (goiaba, pitanga e outras). Os próprios estudantes do IF Baiano fazem a coleta da madeira e, em seguida, realizam a defumação. A madeira frutífera é indicada para defumar porque evita a presença de substâncias químicas (tóxicas), ao contrário do que ocorre com o uso de madeiras não indicadas.

Durante o processamento da linguiça, os visitantes também observaram a moagem do frango, a cura e o envoltório natural, conhecido como tripa. Segundo a professora Solane Rocha, “o uso dessa técnica possibilita que se obtenha uma linguiça com mais proteína e menos gordura”.
Postagem Anterior Próxima Postagem