SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Governo da Bahia se reúne com lideranças Pataxó no Sul do Estado




A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), está realizando desde segunda-feira (5), o monitoramento nas comunidades localizadas nas regiões Sul e Extremo Sul do estado. O órgão se reuniu com lideranças indígenas Pataxó e representantes da Polícia Militar da Bahia para discutir medidas que garantam a proteção dos direitos indígenas.

A ação visa auxiliar no combate à exploração ilegal das terras indígenas e garantia à vida. O encontro ocorreu após a morte do adolescente indígena Pataxó, da aldeia Alegria Nova, Gustavo Silva da Conceição, de 14 anos, atingido por um disparo de arma de fogo, na madrugada de domingo (4), na área Comexatibá, localizado no município de Prado.





O superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho, destacou que a SJDHDS vem mantendo esforços para garantir os direitos dos povos indígenas, com o diálogo permanente com índios, lideranças sociais e órgãos estaduais para sanar os conflitos na região. Ele ressaltou que a SJDHDS vai acompanhar os desdobramentos das investigações referentes ao caso de Gustavo e que vai solicitar da Secretaria de SSP-BA a realização de rondas policiais para garantir a segurança dos indígenas nas áreas de retomada.

A SJDHDS já incluiu 60 indígenas no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), e solicitou o reforço policial no território e, também, presta assistência aos integrantes das aldeias. (BN)
Postagem Anterior Próxima Postagem