SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Itabuna muda estratégias na Campanha Antirrábica e atinge meta de cobertura vacinal




A mudança na dinâmica e a adoção de novas estratégias da Campanha de Vacinação Antirrábica, implementadas pela Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, foram decisivas para que o município de Itabuna alcançasse a meta de cobertura vacinal neste ano de 2022, imunizando um total de 23.589 cães e gatos.

Para elevar tais indicadores vacinais, ao invés de seguir a dinâmica de realizar quatro dias “D” aos sábados no mês dedicado à Campanha, que englobava grupos de unidades de saúde, a DCZ decidiu descentralizar as ações levando o atendimento às praças dos bairros. Também foram adotadas as estratégias de busca ativa, de porta em porta em alguns locais, além da vacinação na zona rural do município.
Iniciada no dia 13 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica foi prorrogada até o dia 30 de setembro, conforme ofício circular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), levando em conta que o Estado da Bahia alcançou apenas 78,4% de cobertura vacinal em todo o território baiano. Segundo a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer, desde o ano de 2019 Itabuna não atingia a meta vacinal contra a raiva animal estabelecida para o município.
“Baseados nestes dados, juntamente com os veterinários da DCZ, estudamos a possibilidade de mudarmos a dinâmica e as estratégias que vinham sendo aplicadas nas últimas Campanhas Antirrábicas. O resultado nos mostrou que elas foram imprescindíveis para atingirmos a vacinação de quase 23.600 cães e gatos”, argumentou Ellen Gleicer.

Foto: Pedro Augusto
Postagem Anterior Próxima Postagem