SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Operando com 41 usinas, Bahia segue líder na geração de energia eólica pelo 4º mês seguido




A Bahia segue como líder nacional na geração das energias eólica (34,63%) e solar (30,06%). Este é o quarto mês seguido que o Estado lidera o raking. A Bahia está em primeiro lugar na geração nacional de energia solar desde 2017 e lidera ainda a comercialização dos leilões de energia em eólica (32,46%) e solar (19,17% de todos os empreendimentos comercializados.
Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e as informações constam nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgados na sexta-feira (16).

A Bahia tem 41 usinas em operação, com 1,3 Gigawatts (GW) de potência instalada, com investimento estimado de cerca de R$ 6 bilhões, com capacidade de gerar mais de 40 mil empregos em toda a cadeia produtiva. As usinas estão espalhadas em oito municípios baianos, sendo eles: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado conta com 193 parques em fase de construção ou com construção prestes a iniciar com potência instalada prevista de 7,5 GW. Juntos eles preveem gerar mais de 227,2 mil postos de trabalho, além de estimar investimentos privados de R$ 34 bilhões. (BN)
Postagem Anterior Próxima Postagem