SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Prefeitura de Ibicaraí fez parceria com Associação Olhar pelo Próximo para ofertar exames de vista










A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Atenção Básica fez parceria com a Associação Olhar para o Próximo, do estado de Goiás, para ofertar gratuitamente consultas oftalmológicas (exames de vista) para famílias de baixa renda. Os exames estão acontecendo nos distritos da Salomeia, Cajueiro Novo e Velho e Vila Emílio Izabel.

De acordo com o Diretor da Atenção Básica, Carlos Cezar, os agendamentos tiveram início na segunda-feira, dia 5 de setembro, e os atendimentos iniciaram na manhã de sexta-feira, dia 09 de setembro, no distrito da Salomeia, na Unidade de Saúde da Família (USF), Nerícia Sales, com 124 consultas.

Na sexta-feira à tarde foi a vez da Vila Emílio Izabel, que ofertou 145 consultas; e para sábado, dia 10 de setembro, as consultas continuam na Vila e nos dois Cajueiros (Velho e Novo). Os exames realizados gratuitamente são: Avaliação de acuidade visual, refração completa (medida de grau), movimentos oculares, fundo de olho, biomicroscopia, pressão intraocular, paquimetria e ceratrometria.

A associação oferta as consultas gratuitamente com a presença de uma equipe com dois oftalmologistas, enfermeiras, motoristas, além de modernos equipamentos (laboratório completo) e vendem (para os interessados) a armação e as lentes com preços populares. A prefeitura de Ibicaraí, por sua vez, entrou com hospedagem e alimentação para toda a equipe da Associação.

A prefeita Monalisa Tavares esteve visitando na manhã desta sexta-feira o distrito da Salomeia e vistoriou de perto o trabalho da Associação Olhar para o Próximo. A prefeita falou da importância de poder ofertar saúde oftalmológica de qualidade para a população de baixa renda de Ibicaraí.

“A demanda de exames é livre, só ficando restrito às crianças menores de 7 anos, gestantes e lactantes com até três meses. Nós tínhamos uma demanda reprimida de aproximadamente 600 consultas e graças a Deus e à competência da nossa gestora Monalisa Tavares e a nossa equipe de Atenção Básica, nós conseguimos essa parceria e estamos zerando nossa demanda de exames em atraso”, disse a secretária de Saúde Luna Tavares.

Associação Olhar pelo Próximo

A Associação Olhar pelo Próximo foi criada no estado de Goiás, com o intuito de atender a população carente na área de oftalmologia, fomentarmos parcerias e ideias inovadoras para que toda a estrutura de exames e consultas cheguem aos lugares mais distantes do Brasil.

A ideia da Associação é atingir o maior número de habitantes por médico oftalmologista nas regiões brasileiras e assim contribuir para a redução dos índices de problemas de saúde visuais. Só no Estado da Bahia já são mais de 110 cidades contempladas com esse programa.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data:09.09.2022
Postagem Anterior Próxima Postagem