SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Alerta Geral :Fenômeno Climático que causou inundações no sul da bahia em 2021, volta atuar iniciando essa semana por Minas Gerais




A formação de um novo corredor de umidade, conhecido como ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul, vai favorecer a ocorrência de bastante chuva em áreas do Brasil a partir da quarta-feira (16). Este sistema, vai atingir áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do estado da Bahia nos próximos dias.


Em Ilhéus, será no final de semana, na sexta (18), tem previsão já de muita chuva.

O estado de Minas Gerais, o interior e litoral norte do Rio De Janeiro, devem registrar grandes volumes de chuva entre a quarta e a quinta-feira (17). A ZCAS também vai influenciar o estado de Goiás, Espírito Santo, parte do oeste e sul da Bahia.

Com o sistema posicionado mais o norte, a chuva persistente cai preferencialmente nestas regiões, mas pode atingir também o estado do Tocantins, sul do Pará e Amazonas, norte de Goiás, Distrito Federal e até em áreas do extremo norte de Mato Grosso.



Nesta situação, a chuva é menos frequente no centro-sul e oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Os acumulados tendem a ser elevados e em algumas regiões do país, como em Minas e no Espírito Santo, variando de 100 a 150mm entre a quarta e a sexta-feira (18) desta semana.

Entenda mais em: o que é a ZCAS e como este sistema se forma?



https://www.ilheus.net/



Postagem Anterior Próxima Postagem