SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Anvisa aprova venda em farmácias de remédio da Pfizer para tratar Covid




BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta segunda-feira (21), a venda do medicamento Paxlovid para farmácias e hospitais particulares do país. O medicamento, produzido pela Pfizer, já é incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde).



O Paxlovid teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em março deste ano. Ele é indicado para adultos que não se encontram sob uso de oxigenação, mas que correm o risco de evoluir para quadros graves de Covid-19.

O remédio é composto de dois antivirais: nirmatrelvir e ritonavir. Ele age na redução da atividade da enzima 3LC, associada a replicação viral do Sars-CoV-2. O resultado é o controle da replicação do vírus nas células humanas.

Segundo a Anvisa, a medida considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da ômicron e o aumento de casos da doença no país.

"O medicamento deve ser dispensado exclusivamente pelo farmacêutico, devendo ser orientado ao usuário que o medicamento é de uso individual e exclusivo ao paciente que passou por avaliação médica e que recebeu a prescrição", disse a agência, em nota.
Postagem Anterior Próxima Postagem