SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Exames do câncer de próstata devem ser iniciados entre 45 e 50 anos




Os exames de rotina pra detecção do câncer de próstata devem ser iniciados quando a pessoa tem entre 45 e 50 anos, se não houver histórico familiar. Para a população afrodescendente, essa prevenção precisa ser iniciada aos 40 anos, segundo o coordenador do Serviço de Urologia da Clínica AMO, Juarez Andrade.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o país deve registrar este ano 65,8 mil novos casos da doença, o segundo tipo de câncer mais letal entre os homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Na Bahia, a estimativa é termos 6,13 mil diagnósticos, 1.090 em Salvador.

Neste mês, a campanha do Novembro Azul busca conscientizar as pessoas sobre essa enfermidade. Conformeo especialista da Clínia AMO, a prevenção eleva em 90% as chances de cura. Novas terapias também são devem ser celebradas.

“Direcionadas apenas para a área afetada pelo câncer, a crioablação e a terapia por radiofrequência, por exemplo, destroem o tumor por congelação e por calor, respectivamente”, explica Juarez Andrade. Ambas são adotadas para casos de risco intermediário. O tratamento padrão ouro, segundo Juarez Andrade, é a cirurgia robótica.

“A ferramenta é uma evolução da intervenção laparoscópica que permite uma cirurgia minimamente invasiva, com visualização em 3D, com mínimo sangramento e melhor preservação das estruturas que controlam a urina e a função sexual. Os pacientes, na sua maioria, podem caminhar no mesmo dia e têm alta hospitalar no dia seguinte”, disse.
Postagem Anterior Próxima Postagem