SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

ONG Unidos pelo Diabetes lança Campanha Novembro Azul em Itabuna




Presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, médico Rafael Andrade (à esq.) está confiante no sucesso do Mutirão.

A ONG Unidos pelo Diabetes promoveu o lançamento da Campanha Unidos Pelo Diabetes em Ação 2022, um conjunto de ações que tem como principal o Mutirão do Diabetes de Itabuna, que chega à sua 18ª. edição. O encontro, realizado no auditório do Hospital Beira Rio, reuniu autoridades, lideranças e empresários, imprensa regional e parceiros do Mutirão, que atualmente é replicado em mais de 30 cidades brasileiras.

As atividades começam com a Campanha Novembro Azul que vai iluminar prédios e espaços públicos, empresas e residências com a cor símbolo da prevenção do Diabetes. Também serão realizadas lives na rede social Instagram, com a participação de especialistas em Oftalmologia e Endocrinologia.

No domingo, dia 6, acontece a Pedalada Azul, um passeio ciclístico que deve reunir cerca de 1.500 pessoas e percorrer ruas do centro e dos bairros, chamando a atenção para a importância da prevenção.

ATENDIMENTO PRESENCIAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do Mutirão, Rafael Andrade, destacou que “a expectativa é muito grande, porque após dois anos de pandemia, vamos ampliar o atendimento à comunidade, sem abrir mão de inovações como a telemedicina, além de uma integração maior com a Atenção Básica, que faz o atendimento aos pacientes no dia a dia. Estamos dando uma nova dimensão a um projeto que tanto nos enche de orgulho” declarou.

A secretária municipal de Saúde, Livia Mendes Aguiar, ressaltou que “a parceria entre a ONG Unidos pelo Diabetes e a Prefeitura de Itabuna reforça o trabalho de prevenção e tratamento da doença, que deve ser permanente nas unidades básicas de saúde”.

“Essa é uma doença que precisa ser diagnosticada e tratada antes que suas consequências se agravem. É preciso incentivar a alimentação saudável, a prática de atividades físicas que garantem qualidade de vida aos diabéticos” afirmou a secretária.

O presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy, disse que “é gratificante acompanhar a evolução do mutirão que hoje é uma referência mundial e beneficia milhares de pessoas. As entidades empresariais estão unidas para contribuir com essa grande ação liderada pelo Dr. Rafael Andrade”.

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia, Eloina Machado, destaca que “esse é um evento que se tornou referência para todo o país, um exemplo de exercício da cidadania, trazendo benefícios para a comunidade. E é motivo de orgulho ver o mutirão de Itabuna ser replicado em dezenas de cidades brasileiras”.

O Mutirão do Diabetes de Itabuna será realizado nos próximos dias 17 e 18 na Terceira Via Hall com atendimento gratuito e serviços médicos ligados ao olho, pé e rim diabético, com encaminhamento dos casos mais graves para tratamento, e ações de prevenção da doença.
A campanha Unidos Pelo Diabetes em Ação 2022 em Itabuna tem o apoio fundamental do Hospital Beira Rio, Caixa Econômica Federal e Novonordisk.

Presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, Rafael Andrade, e a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar. Fotos: Pedro Augusto

___________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

03/11/2022
Postagem Anterior Próxima Postagem