SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, país integrante da Otan é atingido




Dois projéteis caíram nesta terça-feira (15) em uma área rural da Polônia e mataram ao menos duas pessoas, segundo a mídia polonesa. Esta é a primeira vez em quase nove meses de guerra entre a Rússia e a Ucrânia que atinge um país integrante da Otan. As informações são da CNN.

Ainda não se sabe de onde vieram os supostos projéteis.“Os bombeiros estão no local, não está claro o que aconteceu”, declarou Lukasz Kucy, oficial de plantão em um posto de bombeiros próximo ao vilarejo de Przewodow, onde ocorreu a explosão.
Um porta-voz do governo informou que o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki convocou o Comitê do Conselho de Ministros de Segurança Nacional e Assuntos de Defesa.

O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional. Um porta-voz do Pentágono reafirmou o compromisso de “defender cada polegada de território da Otan”, da qual a Polônia faz parte.
Não foi confirmado se foram mísseis russos que caíram sobre a área, ou se foram fragmentos. A região fica próxima de Lviv, a principal cidade do oeste da Ucrânia, que foi alvo de mísseis russos nesta terça-feira.
A questão da intencionalidade é determinante para a resposta da Otan. Um possível ataque a um país membro poderia levá-lo a invocar o Artigo 5º da Carta da aliança, que prevê a defesa dos seus 30 membros. Para evitar, a Rússia teria que comunicar à Polônia que foi um acidente.
Postagem Anterior Próxima Postagem