SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Sebrae vai abrirá banco exclusivo para empresas de pequeno porte com dificuldade de crédito






O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai abrir as portas de um banco voltado para atender exclusivamente empresas de pequeno porte que enfrentam dificuldades para tomar crédito na praça.

Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, a instituição já conta já conta com R$ 600 milhões para o empreendimento em 2023, mas o banco não dará crédito diretamente. “Não é para emprestar dinheiro. Vamos atuar como garantidores de crédito”, disse ao Painel S.A..

O Banco Central já aprovou a licença de operação do novo banco, que vai operar como fintech.

Batizada de SebraeCred, a instituição vai se associar a diversos bancos, especialmente Caixa e o Banco do Brasil, que farão as operações de empréstimos tendo as garantias dadas pelo banco do Sebrae. Na prática, a instituição vai vender garantias, turbinando a experiência com o Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).

Segundo Melles, além do Fampe, outros fundos também devem lastrear as operações do SebraeCred. São eles: FGI (do BNDES) e o FGO (Banco do Brasil). “Fechamos uma parceria com o BNDES recentemente e estamos trabalhando com o BB”, disse Melles.

O SebraeCred será comandado pelo ex-presidente da Caixa, Gilberto Occhi.
Postagem Anterior Próxima Postagem