SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Banco investe R$ 1 bi no Butantã para ampliar produção de vacinas




A Fundação Butantan receberá R$ 1 bilhão do BID Invest, banco de investimento filiado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o financiamento de duas novas plantas em seu parque industrial: o Centro de Processamento Final de Imunobiológicos (CPFI) e o Centro de Produção de Vacinas em Ovos 2 (CPVO-2). As novas fábricas serão especializadas na produção de vacinas contra gripe e Covid-19 e outros imunobiológicos do Butantan.

O CPFI será destinado a envase e liofilização, etapas de finalização de diferentes imunobiológicos produzidos pelo Butantan, como vacinas, soros e anticorpos monoclonais, e servirá de apoio a todas as outras fábricas do parque industrial. Já o CPVO-2 é uma planta de expansão da produção de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) com base em ovos — que é o caso da vacina da gripe e da ButanVac, imunizante contra a Covid-19 em desenvolvimento pelo Butantan.

A BID investigou, no final de julho, a governança e administração financeira do Butantan, chegando a conclusão de que a fundação está preparada para receber o investimento. Cristiano Gonçalves, gerente de inovação do Butantan, explicou que a aproximação das duas instituições ocorreu durante a pandemia e que todo o processo foi positivo.

— A equipe do BID realizou uma diligência para avaliar a fundação em pontos como governança corporativa e aspectos financeiros, o impacto social e ambiental das obras, equidade em recursos humanos, igualdade de gênero e sustentabilidade. O resultado final foi que o Butantan é muito bem preparado e atende às premissas do BID. Foram reuniões bastante produtivas que deixaram muitos aprendizados — afirmou.

Segundo o Butantan, uma das razões para o investimento foi a avaliação do BID Invest sobre o compromisso da fundação com a sustentabilidade, já que ela prevê impactos ambientais e o uso racional de recursos naturais no desenvolvimento de suas atividades.

— A parceria com o BID favorece ainda mais as práticas sustentáveis no Butantan, com desenvolvimento de projetos para melhoria da eficiência energética e consumo de água, além do fortalecimento dos controles ambientais e programas de prevenção de impactos das unidades produtivas que já vêm sendo realizadoas — resume a gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Butantan, Vanessa Evelin Jesus.

Em 2021, o Butantan produziu 100 milhões de doses de CoronaVac, 80 milhões de doses de vacina contra a gripe, 28 milhões de doses de vacinas contra hepatite A e B, HPV, DTaP e raiva, e 560 mil unidades de soros.

O BID Invest é uma organização financeira internacional que apoia projetos baseados na sustentabilidade, equidade e desenvolvimento social e econômico. A organização acompanhará todo o processo de construção das plantas do Butantan, cuja expectativa em relação às obras é de conclusão em até cinco anos.
Postagem Anterior Próxima Postagem