SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Prefeitura de Ilhéus desmente informações de que aumento da vazão de barragem pode atingir a cidade




A Prefeitura informa à população que a Bacia do Rio de Contas banha os municípios de Jequié, Aurelino Leal, Ubaitaba e Itacaré e não abrange os rios Cachoeira, Almada e Santana, responsáveis por alimentar os corpos hídricos que desaguam na cidade de Ilhéus. Conforme a Defesa Civil, o Rio Cachoeira tem registrado aumento do volume devido às fortes chuvas que atingem a região, contudo, a situação segue sendo monitorada diariamente.

O aumento da vazão da Barragem da Pedra, em Jequié, não traz impactos diretos à cidade de Ilhéus, ainda que configure siuação grave. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), o nível do Rio de Contas subiu 2,32 metros, passando da cota 3,6 para 5,8 à jusante. A empresa precisou abrir as comportas do reservatório para controlar o nível da água.

A Prefeitura desmente os vídeos e mensagens que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem, visto que instauram o pânico entre os moradores. O Município reitera que caso haja dúvidas sobre quaisquer assuntos ou ocorrências relacionadas às chuvas, a população e os veículos de comunicação podem entrar em contato com a Defesa Civil, através do número (73) 97400-3521.

As comunidades ribeirinhas de Ilhéus sofreram com as enchentes provocadas pelas chuvas, que deixaram centenas de desabrigados no final de 2021 e em dezembro deste ano. A divulgação de vídeos e conteúdos fora de contexto só piora o cenário.

A previsão aponta 30 milímetros até a segunda-feira (26), com estiagem nos próximos dias. As equipes seguem de prontidão para atender os chamados e orientar os moradores. O trabalho visa mitigar os danos, sendo realizado por meio de vistorias, elaboração de laudos técnicos e proteção provisória de taludes com lonas, além de desobstrução de vias.
Postagem Anterior Próxima Postagem