SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Aqui tem Saúde | Com médicos em todas as unidades, Ilhéus reforça atendimento na Atenção Básica








A Prefeitura de Ilhéus atendeu cerca de 150 mil pessoas na Atenção Básica em 2022, conforme dados da Secretaria de Saúde (Sesau). Os números refletem o empenho e a determinação da gestão do prefeito Mário Alexandre para ampliar os serviços da rede primária e garantir assistência médica em 36 postos de saúde da cidade.

Somente no ano passado, o Município modernizou e entregou seis unidades, sendo quatro Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas na Barra de Itaípe, Conquista, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória, e duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Conquista e no Iguape. Além do atendimento fixo, a Sesau leva assistência aos moradores da zona rural, por meio do programa Saúde na Comunidade.

Entre os serviços disponíveis estão exames de rotina, sala de vacinação e procedimentos menos complexos. Os usuários também têm acesso a medicamentos, atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e de outras doenças, mediante agendamento prévio.






“Todos os postos de saúde contam com médicos atendendo diariamente. Por determinação do prefeito Mário Alexandre, as equipes estão focadas em prestar uma assistência de qualidade à população, a fim de atender as demandas da nossa rede e promover o bem-estar de cada cidadão”, explica André Cezário, titular da Sesau.

A rede primária é a porta de entrada do SUS. Nas unidades básicas de saúde as pessoas podem agendar consultas, aferir pressão arterial ou marcar consulta com clínico geral, ginecologista, pediatra, dentista e nutricionista.

Cerca de 80% dos problemas de saúde da população são tratados nas UBSs, sem a necessidade de encaminhamento para UPA, PA da Zona Sul ou hospitais. Os postos são responsáveis por absorver os atendimentos não urgentes, ou seja, quando os usuários podem aguardar, sem comprometer a saúde.
Postagem Anterior Próxima Postagem