SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Bahia tem 183 cidades sob alerta “laranja” ou “amarelo” para chuvas intensas




As condições do tempo continuam favoráveis para a ocorrência de chuvas intensas, acompanhadas de raios, trovões e vendavais

De acordo com os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-RS), 183 municípios baianos estão nesta situação.

Desde total, 49 cidades do Extremo-Oeste, Vale São Franciscano e Centro Sul estão sob alerta “Laranja”, classificado como de “Perigo”.

Nessas localidades podem ocorrer chuvas de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos com rajadas de 60 a 100 km/h, ocasionando risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As recomendações em caso de rajadas de vento é para que não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de tempestades muito intensas, é recomendado desligar aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia.

Em caso de emergência é importante acionar forças de segurança, como a defesa civil municipal ou Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Os municípios abrangidos pelo Alerta Laranja são:

Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Ibotirama, Igaporã, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Matina, Mortugaba, Muquém do São Francisco, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pilão Arcado, Pindaí, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Urandi e Wanderley.


Alerta Amarelo

Outros 138 municípios das regiões Centro-Sul, Centro-Norte, Sul e Vale-São-Franciscano estão sob alerta amarelo, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Nestas áreas os riscos são os mesmo do alerta amarelo, porém com menor chance de situações mais adversas.

Fonte:agenciasertao.com

Reprodução | Inmet
Postagem Anterior Próxima Postagem