SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Barro Preto: Primeiro Agente de endemia participa de Curso de formação auxiliar de Entomologia




Com o intuito de fortalecer as ações de combate e controle às doenças transmitidas por vetores, o município de Barro Preto encaminhou um agente de endemias Humberto Pereira para participar do primeiro Curso de formação auxiliar de Entomologia, realizado pelo no Núcleo regional de saúde de Ilhéus.





O curso aconteceu em (03) três etapas, cada uma com duração de 10 dias, partes praticas e teórica. É a primeira vez que o município encaminha um agente para participar de uma formação deste nível.





Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente. Os insetos representam cerca de 80% de todas as espécies animais viventes, e o papel desempenhado por eles na natureza mostra-se cada vez mais importante. Apesar de muitas espécies serem pragas agrícolas ou vetores de doenças, constata-se um aumento na quantidade de espécies valiosas para o homem, principalmente depois do advento da biotecnologia.







“Quando o profissional participa de curso de capacitação, a partir da ampliação de conhecimentos, é estimulado a se dedicar e comprometer ainda mais com a sua atividade. Esse trabalho reflete no atendimento e na melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Juraci da Saúde.


Há 23 anos atuando na função de agente de endemias, Humberto Pereira ressalta a importância de programas de capacitação. “Participar de cursos é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos que são levados à população”, afirmou

Humberto foi recebido no gabinete do Prefeito para apresentar seu certificado 266 horas de muito aprendizado e dedicação. Quem também participou da entrega dos certificados, ainda no núcleo regional de Ilhéus foi à secretária de Saúde Ana Paula Gomes.

“Essa ação vem para incentivar os profissionais a executarem e alcançarem as metas acordadas, mas, principalmente, para oferecer uma melhor qualidade na assistência à saúde da população. Esta certificação vai capacitá-los a trabalhar a prevenção e a promoção da saúde o tempo todo, por meio de ações educativas, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS”, enfatiza a secretária Ana Paula Gomes.
Postagem Anterior Próxima Postagem