SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Janeiro Roxo: Sesau reforça conscientização sobre Hanseníase e promove ação no Centro de Ilhéus





Doença milenar, crônica e curável, mas ainda cercada de mitos, estigmas e preconceitos, a Hanseníase tem em janeiro um mês dedicado à atenção para o tema e ao esclarecimento sobre sintomas, prevenção e tratamento. Para reforçar a abordagem sobre a doença, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Rede Hans Bahia, promove a Caminhada Roxa.

A ação acontece no dia 29 de janeiro, às 7h, próximo à Catedral de São Sebastião, Centro Histórico da cidade. O objetivo da campanha é ampliar o conhecimento da população sobre a doença, através de ações de conscientização, reforçando a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves.

No dia 30 de janeiro, a mobilização acontece no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), com a realização de palestra que será direcionada aos funcionários do Hospital. Caso surjam sintomas, a Sesau orienta o paciente a procurar atendimento no CAE III, referência para o tratamento da doença na rede municipal.

“Na unidade temos uma equipe preparada para acolher e prestar toda a assistência necessária. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, mais eficaz se torna o tratamento, garantindo assim a cura”, explicou André Cezário, titular da Sesau. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, perdendo apenas para a Índia.

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a Hanseníase é uma doença crônica, cujos sintomas são aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou arroxeadas, com diminuição ou perda de sensibilidade à temperatura, à dor e ao tato; sensação de entupimento, ferimentos ou sangramento nasal; "caroços" ou "inchaço" no rosto, orelhas, cotovelos, mãos e pés; partes do corpo "dormentes" ou "amortecidas".

Serviço

Caminhada Roxa

Data: 29 de janeiro de 2023, às 7h

Local: Centro Histórico - próximo à Catedral de São Sebastião
Postagem Anterior Próxima Postagem