SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Juros são a principal preocupação na construção no quarto trimestre




As taxas de juros foram o principal motivo de preocupação das empresas do setor de construção civil no quarto trimestre do no passado. O item de custo, influenciado pela Selic fixada em 13,75% ao ano, já havia sido o mais citado no terceiro trimestre, mas no período entre outubro e dezembro de 2022 o percentual de respostas cresceu 0,6 ponto percentual, alcançando 30,6%. Os números são da Sondagem Indústria da Construção de dezembro, divulgada nesta segunda-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria.

Foram consultadas 381 empresas – 149 de pequeno porte, 150 médias e 82 de grande porte. Cada empreendimento mencionou três preocupações.

Em segundo lugar da lista apareceu a carga tributária, assinalada por 28,5% das construtoras, seguida da falta ou alto custo do trabalhador qualificado (23,5%). Com praticamente o mesmo número de citações figurou a falta ou alto custo de matéria-prima (23,4% ).

“A falta ou o alto custo de insumos, problema muito importante para o setor em um passado recente, continua perdendo importância neste ranking e agora já chega na quarta posição. Ele liderou o ranking de principais problemas por oito trimestres, do terceiro trimestre de 2020 ao segundo trimestre de 2022, devido aos efeitos da pandemia, e agora está em declínio”, ressaltou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Postagem Anterior Próxima Postagem