SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Mais de 80% dos alunos do Conjunto Penal de Itabuna foram aprovados no ENCCEJA




Secretário da Educação, professor Josué Brandão Junior, em visita à escola Lourival Oliveira Soares. Foto: arquivo.

Um total de 121 alunos do Conjunto Penal de Itabuna participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Alunos para a População Privada de Liberdade (ENCCEJA PPL). No total, 32 foram aprovados e 68 alcançaram a pontuação parcial, o que representa 82%.

Com o resultado favorável, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) parabenizou os alunos que foram preparados para o exame na unidade anexa à Escola Lourival Oliveira Soares, em Ferradas, pelos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Para o secretário Josué Brandão Júnior, a aprovação é resultado do trabalho incansável dos professores, coordenadores, gestores e de todo o corpo escolar.

O anexo do Conjunto Penal, conta com 9 salas, com um pouco mais de 200 alunos, quatro professores e um coordenador de 40 horas, que trabalham com segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade para a preparação daqueles alunos que não puderam finalizar o ensino fundamental ou médio na idade correta.

Para a diretora da Escola Lourival Oliveira Soares, professora Jeovani Lima Costa, o resultado do (ENCCEJA) PPL foi gratificante. “Estamos muito felizes com o resultado e com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. Vemos que a certificação desses alunos é fruto de muito trabalho. Para os alunos aprovados essa é a oportunidade de garantir um futuro melhor, vislumbrando melhorias nas suas vidas”, destacou.

“Além das outras disciplinas, com os alunos desenvolvemos atividades de incentivo à leitura e à escrita com o projeto: ‘A Leitura e a Escrita: Uma Vivência Além das Grades’, onde desenvolvem uma boa redação, através de temas sobre vivência e experiência de vida. Isso ajuda muito. Tanto que tem alunos daqui que já passaram em faculdades federais de instituições de ensino superior”, festeja a diretora Jeovani Lima.

ENCCEJA PPL

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Tem como objetivo, avaliar o desempenho dos participantes, propondo a certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio com aprovação no exame.

O ENCCEJA é direcionado a jovens e adultos que não tenham concluído os estudos na idade correta. Para conseguir a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos. Ele também é aplicado em pessoas privadas de liberdade (PPL).
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna
Postagem Anterior Próxima Postagem