SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Mutirão mobiliza população de cinco bairros de Itabuna para o combate ao Aedes aegypti




Mutirão na Rua da Bananeira mobilizou moradores contra mosquito da dengue. Fotos: Pedro Augusto.

Equipes da Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde entraram em campo em cinco bairros na manhã desta sexta-feira, dia 13, para mobilizar a população durante o 1º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti deste ano. Na ação, eles reforçam a importância de se evitar a proliferação do mosquito transmissor dengue, chikungunya e zika vírus e de remoção de focos do mosquito, e ainda fazem pulverização costal.

Na comunidade da Rua da Bananeira, por exemplo, os moradores externaram sua satisfação logo que viram a equipe de Agentes de Combate às Endemias (ACEs). “Muitos disseram que os agentes desta área fizeram visitas domiciliares esta semana para a remoção de possíveis focos de criadouros do Aedes aegypti, o que aprovaram”, afirmou.

“Além disso, a equipe de combate à leptospirose também instalou armadilhas para captura de roedores”, informou a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro. Ela
completou: “Isso é muito gratificante, porque temos a certeza que o nosso trabalho está sendo bem feito. Hoje, só fizemos o reforço da ação educativa e a pulverização costal”.

Moradora da Rua da Bananeira, a dona de casa Raniele Santos Oliveira vive com o marido e quatro filhos num imóvel que também utiliza para guardar materiais recicláveis. “Meu marido vende os materiais, mas temos muito cuidado. Não deixamos muito tempo em casa. Além disso, adotamos todos os cuidados”, contou.

Além da Rua da Bananeira, o Mutirão também aconteceu nos bairros Mangabinha, Zildolândia, Fonseca e Pedro Jerônimo mobilizando moradores para que fiquem vigilantes, façam a remoção de vasilhames que acumulam água dos quintais, limpem vasos de plantas e calhas. A ação será estendida a outras localidades da cidade.

___________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

13/01/2023
Postagem Anterior Próxima Postagem