SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Obras de construção da nova Feira do Bairro São Caetano começam segunda-feira




Encontro definiu início das obras deconstrução da Feira Livre do São Caetano. Fotos: Ascom.

Com as obras de demolição de estruturas a partir da próxima segunda-feira, dia 9, a Prefeitura de Itabuna e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), por meio da construtora Sian, iniciam o projeto de construção da nova Feira Livre do Bairro São Caetano. No projeto inovador, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 12 milhões naquele equipamento público e nas obras de requalificação e urbanização do entorno.

Nesta quarta-feira, a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, na interinidade da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, recebeu os engenheiros Thais Monteiro Brito e Patrick Fróis, da CONDER, que estavam acompanhados do empresário Ricardo Leal, da SIAN Engenharia. No encontro, ficou definido que nesta semana estão sendo executadas sondagens, revisão de locais, metragem e quantitativos reais antes das obras de demolição e colocação de tapumes e serviços preliminares.

Segundo a secretária Sônia Fontes, o cronograma da obra da CONDER prevê sua execução em até seis meses, com toda a infraestrutura do entorno da feira. “O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, fez questão de além da execução das obras do galpão da feira, já que nada será reaproveitado, dotar as proximidades do novo equipamento de projeto urbanístico dos canais de drenagem, com estacionamento, paisagismo e pavimentação renovada. Então, acredito que vai ser uma obra que vai beneficiar comerciantes e feirantes, mas todo o São Caetano”, comentou.

A transferência dos comerciantes da feira para o antigo galpão da fábrica de calçados da Kildare, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no mesmo bairro, está sendo finalizada até sexta-feira. As concessionárias de energia elétrica e águas e saneamento concluem ainda hoje a instalação de redes no local provisório. A mudança temporária e consensual foi necessária em decorrência do início das obras de requalificação da feira livre do bairro.

Entre as ações em execução no galpão estão: instalação de toldos, construção de acessos, demarcações de espaços e colocação de pontos de serviços de água e energia elétrica. Na primeira fase, 208 feirantes que trabalham em boxes estão sendo transferidos. Mas, um total de 400 feirantes, inclusive aqueles que trabalhavam na área externa da feira, vão para o galpão da antiga fábrica de calçados ”, disse a secretária.

A obra de requalificação da Feira Livre do São Caetano conta com projeto técnico da arquiteta e urbanista Leila Lessa, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que acompanhou o encontro com os engenheiros da CONDER e SIAN Engenharia, além do supervisor de Engenharia da SIURB, engenheiro civil Everson Levi dos Santos Ribeiro.
________
Departamento de Comunicação Social

Prefeitura de Itabuna
05/01/2022
Postagem Anterior Próxima Postagem