SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Prefeitura de Ilhéus inicia preparativos para Festa de Iemanjá






A Prefeitura de Ilhéus começou a discutir com representantes de terreiros de candomblé do município a programação e ações que serão realizadas na Festa de Iemanjá. O evento será realizado no dia 2 de fevereiro, na Avenida Litorânea Norte, no bairro Malhado.

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no auditório do Centro Administrativo da Conquista, e contou com as presenças do secretário da Casa Civil, Mozart Aragão; do superintendente de Comunicação, Emenson Silva; do secretário de Cultura, Geraldo Magela, da superintendente de Relações Institucionais e Comunitárias, Carla Serafim; do administrador do Museu do Mar e da Mata, Gilsonei Rodrigues; da Mameto Cíntia, representando os terreiros Sultão das Matas e Ogunjá Tolozenzi; e Tateto Toninho, do Terreiro Ilê Axé Ballomi.

De acordo com a comissão organizadora, as ações envolvem manifestações culturais e cortejo para a entrega de oferendas. A festa de Iemanjá integra o calendário turístico, sendo umas das ações que visam fomentar a cultura local e praticar o respeito, especialmente às raízes africanas.

A festa recebe apoio do Município, responsável por dar suporte na parte de infraestrutura, saúde, segurança e fiscalização do evento.

“A Prefeitura disponibiliza toda a estrutura montada, com banheiros químicos, limpeza do local, toldos, transporte e iluminação. Essa parceria é muito importante, porque somente os terreiros juntos não têm condições de realizar um evento desse”, destacou o Tateto Toninho.

Festejos - Maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia, a Festa de Iemanjá é aguardada pela população local e pelos turistas de diversas partes do Brasil. Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar", é um orixá africano feminino e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.
Postagem Anterior Próxima Postagem