SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Prefeitura de Itabuna monta estande para orientar pessoas ainda não recenseadas pelo IBGE




Coordenação do IBGE em Itabuna anunciou dados provisórios em encontro com secretarios no começo de dezembro. Fotos: arquivo.

A Prefeitura de Itabuna convoca os itabunenses que ainda não foram recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir de segunda-feira, dia 9, entre as 8 e 17 horas, um grupo de funcionários municipais vai atuar em um estande, na Praça Adami, para encaminhar essas pessoas para a unidade local do IBGE para que respondam à pesquisa.

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias também vão atuar, simultaneamente, em alguns condomínios residenciais do centro da cidade para facilitar o acesso aos recenseadores do IBGE. Segundo o secretário municipal de Governo, José Alberto Lima Filho, os cidadãos itabunenses devem se conscientizar sobre a importância da participação no Censo 2022.

“É com base nos dados estatísticos do Censo Demográfico do IBGE que são elaboradas as políticas públicas para o município, o estado e o país. Os resultados também têm influência direta no valor dos repasses do Fundo de Participação do Município (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que reflete na manutenção da cidade e nos futuros investimentos em favor da população”, acrescentou Zé Alberto.

Por último, ele explica que a recusa de algumas poucas pessoas em receber os recenseadores do IBGE causa prejuízos a toda sociedade. “Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a pesquisa do IBGE não tem relação com atualização cadastral para o recebimento de benefícios do Governo Federal, nem vinculação com o pagamento de impostos. Ao contrário, é uma participação cidadã, pois a pessoa contribui para que benefícios sejam destinados à população”.

Nesta sexta-feira, dia 6, o coordenador Censitário do IBGE, Marcos Breno Almeida dos Santos, informou que o órgão colocou à disposição das pessoas que ainda não responderam ao questionário do Censo o número de serviço 137, da Central do IBGE, para agendamento. O Censo Demográfico 2022 tem previsão de que seja concluído até dia 20 deste mês, depois de ter sido iniciado em 1º de agosto passado.

___________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

06/01/2023
Postagem Anterior Próxima Postagem