SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA
SITE TRIBUNA

Secretário de Governo pede a população de Itabuna que contribua com o censo demográfico




Secretário de Governo, José Alberto de Lima Filho, alerta para a necessidade de responder ao censo demográfico 2022. Foto: arquivo.

O secretário municipal de Governo, José Alberto Lima Filho, tem reforçado apelo para que a população de Itabuna receba nas residências os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na manhã de hoje, dia 9, ele concedeu entrevistas aos programas Poder da Notícia, da Rádio Boa FM (96,1 Mhz) e Difusora em Revista (740 Khz) quando destacou a importância de as pesquisas serem respondidas

O secretário Zé Alberto disse que os indicadores sociais, econômicos e de população que são coletados no censo demográfico resultam em investimentos para município. Como forma de esclarecer dúvidas e mobilização da população, a Prefeitura de Itabuna montou um estande na Praça Adami, que funciona das 8 às 17 horas, onde as pessoas poderão agendar a visita dos recenseadores em domicílio caso não tenham respondido ao questionário.

Dados preliminares publicados pelo IBGE no Diário Oficial da União depois de acordo com o Tribunal de Contas da União apontam que Itabuna está com uma população de 185.500 habitantes. O número é baixo, já que a estimativa era de 215 mil pessoas.

“ O nosso apelo é para que as pessoas busquem atendimento no estande, no posto do IBGE, no segundo pavimento do IBGE onde funciona o Banco do Povo, na Avenida do Cinquentenário, para que todos sejam recenseados. Não preencher o questionário representa prejuízo para todo o município”, alerta José Alberto Lima Filho.

Além do estande na área central da cidade, as pessoas podem ligar para 137, que é o Disk-Censo do IBGE, para agendar a visita domiciliar pelos recenseadores. “É fundamental que todos sejam recenseados”, lembrou o secretário de Governo.

Até o momento, 110.125 mil unidades domiciliares foram visitadas pelos recenseadores, o que ultrapassou o previsto pelo IBGE, que era 93.34 unidades. Desse total, 71.582 são domicílios. “A expectativa é que o trabalho de campo seja concluído até sexta-feira”, afirmou o coordenador do censo demográfico em Itabuna, Marcos Breno Almeida.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna
Postagem Anterior Próxima Postagem